Evento homenageia pessoas e entidades que contribuíram com as fortalezas

13/12/2019 13:19

Os 40 anos de gestão das Fortalezas da Ilha pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) serão celebrados em uma sessão solene aberta ao público na quarta-feira (18/12), a partir das 18h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus Trindade, em Florianópolis. Durante a sessão, serão homenageadas diversas pessoas e entidades que se destacaram de forma notável na recuperação, guarda, preservação e valorização das fortalezas. Também será exibido o vídeoDe ruínas a Patrimônio Cultural da Humanidade”, produzido pela equipe da Coordenadoria das Fortalezas, SeCArte, Agecom e TV UFSC. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo link: http://server.stream.ufsc.br/eventos.

Após a homenagem, por volta das 20h, o grupo de música medieval e renascentista de Florianópolis Cantus Firmus apresentará o concerto “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – Música da Renascença Francesa”, como parte das celebrações também dos 59 anos da UFSC. Os eventos são promovidos pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), em conjunto com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da UFSC.

O público terá também oportunidade de visitar a exposição “Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina”, que estará montada no hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos. A mostra é composta por banners, maquetes, réplica de canhão e uniforme de soldado de época. Também estarão disponíveis outros materiais de divulgação, publicações de educação patrimonial, revista com os depoimentos de pessoas que participaram do processo de restauração desses monumentos, e o livroAs defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786“, sobre as fortificações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Monumentos históricos abertos ao público

Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assumiu a gestão da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. A fortaleza foi aberta à visitação pública em 1984, e na sequência a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passou à guarda da UFSC em 1991, sendo aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela UFSC desde essa data. No último dia 21 de novembro de 2019, essa efeméride foi comemorada em Brasília com uma sessão solene realizada no Senado Federal e proposta pelo Senador Esperidião Amin.

Atualmente as três fortificações estão sob gestão, guarda e manutenção da Coordenadoria das Fortalezas da Ilhas de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte). As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão da UFSC.

A Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones integram atualmente o Conjunto de Fortificações no Brasil, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade. Composto por 19 construções situadas em 10 estados brasileiros, o conjunto está entre os bens que integram a Lista Indicativa Brasileira a Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Serviço:
Sessão em
homenagem aos 40 anos de gestão das fortalezas e aniversário da UFSC – 59 anos
Quando: 18/12/2019, quarta-feira, às 18h
Onde:
Entrada: evento gratuito e aberto a toda comunidade (limitada à capacidade do auditório: 1.370 lugares). Transmissão ao vivo do evento pelo link: http://server.stream.ufsc.br/eventos

Apresentação Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista, Concerto “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas”
Quando: 18/12/2019, quarta-feira, às 20h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Entrada: gratuita para toda a comunidade. Os ingressos serão distribuídos no local do evento uma hora antes do início da apresentação (19h)

Informações: Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) | (48) 3721-2376 | www.secarte.ufsc.br | secarte@contato.ufsc.br