Coordenadoria lança novo projeto “Aprender sobre história também é coisa de criança!”

25/08/2017 16:06

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou na quinta-feira, dia 24 de agosto de 2017, o projeto de educação patrimonial “Aprender sobre história também é coisa de criança!”, voltado às crianças/estudantes da educação infantil e do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental.

Em seu primeiro dia de atividade, o projeto recebeu um grupo de crianças da Creche Poeta João da Cruz e Souza, da rede municipal de educação de Florianópolis, acompanhado por suas professoras: Raquel Nunes de Oliveira, Elisabete Corrêa Carvalho e Manuela Catarina Gomes.O objetivo do projeto é aproximar as crianças/estudantes dos conhecimentos relacionados à história das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, e sua vinculação com a história de Florianópolis, e sensibilizá-las para a importância de valorizar e preservar o Patrimônio Histórico Nacional.

Trata-se de uma atividade de contação de história, utilizando o recurso “Caixa de História”, por meio da qual as crianças/estudantes têm acesso às informações iniciais sobre a construção do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, o uso, abandono e a restauração das fortalezas e sua consolidação como museus ao ar livre.

A contação de história é seguida de uma visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, onde as crianças/estudantes podem constatar, por si mesmas, as belezas e a imponência da fortaleza.

O trabalho toma como base a compreensão de que é preciso possibilitar para as crianças, desde pequenas, os conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e que as pessoas só valorizam e cuidam daquilo que conhecem.

O projeto possibilita, ainda, que as crianças/estudantes levem para a sua instituição folders, flyers e cartões postais sobre as fortificações e indica aos professores materiais para aprofundamento do conteúdo.

Nessa primeira experiência, as crianças demonstraram bastante interesse pela história, pelo material impresso e pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa, fazendo a relação entre aprendizados obtidos com as professoras e elementos apresentados durante a visita.

Visitas poderão ser agendadas pelo e-mail agendamentofortaleza@contato.ufsc.br

Mais informações:

Fotografias: Franciely Dal Grande Rosa